Medições e Orçamentos

• Análise das diversas partes integrantes do projecto, nomeadamente, peças escritas e desenhadas;
• Identificação das diversas actividades necessárias à execução do projecto / obra;
• Descrição e organização em articulado próprio das diversas actividades com base em regras e critérios de medição, ajustados às condições da execução do projecto / obra;
• Elaboração das medições detalhadas de cada actividade para determinação das Quantidades de Trabalho;
• Elaboração do Mapa de Quantidades dos Trabalhos;
• Composição do modo de execução de cada actividade com base em procedimentos, tolerâncias e normas construtivas, ajustadas às condições técnicas especiais da execução do projecto / obra;
• Execução de folhas de  Estimativas Orçamentais / Orçamentos com base em preços compostos por custos de mão-de-obra, materiais, equipamentos e subempreitadas, necessárias à execução de cada actividade e com vista à determinação do valor global do projecto / obra;
• Participação na elaboração de propostas para concursos, recolhendo os respectivos elementos junto do Projectista / Empreiteiro, com o objectivo de elaborar os diversos documentos (Plano de Trabalhos, Histograma de Cargas de Mão-de-Obra, Materiai e Equipamentos e Cronograma financeiro do Projecto / Obra, entre outros).